Clarke,

Resenhando: O Fim da Infância

10:34 Unknown 19 Comments



Olá pessoal, tudo bom?
A resenha de hoje é sobre um livro que não sabia nada a respeito. Coloquei agora na minha cabeça que chegou o momento de ler coisas novas. Gêneros novos. A vida é muito curta para ler sempre o mesmo estilo literário. Eu sempre vi filmes de ficção-científica, mas nunca havia lido nenhum livro a respeito. Conversando com um amigo, ele me levou para a Aleph e lá eu terminei comprando três livros para começar esta minha jornada :D o primeiro livro de ficção-científica que escolhi para ler foi O Fim da Infância - por indicação dele. O que ele disse foi que o final explodiu a cabeça dele. Nossa, ai está um livro que eu não poderia deixar de ler, certo?




Sinopse: Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo.Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram substancialmente as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Até quando suas políticas iriam coincidir com o bem-estar dos homens? As respostas para essas questões podem revelar uma verdade aterradora.

O livro começa na guerra fria. E, quem se lembra das aulas de história, foi nessa época que ocorreu a "corrida"para o espaço, entre os Estados Unidos e a URSS. Nessa guerra travada de modo indireto, com ideologias conflitantes, o ser humano não pensava nas consequências a longo prazo de seus atos. Como um ser prepotente, o homem achava que era chegada a hora de alcançar as estrelas, mas estávamos errados. As estrelas não foram feitas para os homens. 

"Havia coisas que só o tempo poderia curar. Homens maus podiam ser destruídos, mas nada podia ser feito com homens bons, mas iludidos".
Como que por um milagre enormes naves aparecem na terra. As pessoas ficam abismadas com o que estava acontecendo. Será que iríamos ser todos aniquilados? A surpresa maior foi quando os Senhores Supremos - nome dado à eles - anunciam que não estavam ali para nos fazer mal. Eles estavam ali para ajustar tudo de errado que ocorria em nossa sociedade, usando métodos sem violência, eles conseguiram acabar com a miséria, maus-tratos para com os animais, violência, uma vida destinada somente para o dever. Era a utopia tornando-se realidade. Algo que o ser humano nunca poderia imaginar ter.

"Nenhuma Utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo. À medida que suas condições materiais melhoram, os homens aumentam suas expectativas e vão ficando descontentes com os poderes e posses que, antes, pareciam estar além de seus sonhos mais loucos. E, mesmo quando o mundo exterior lhes tiver concedido tudo o que é possível, ainda permanecem as inquirições da mente e os anseios do coração."
Muitas pessoas logo de início eram contra a liderança do mundo ficar a cargo dos Senhores Supremos, principalmente quando eles não revelavam sua verdadeira forma, eles deveriam estar escondendo algo, certo? Mas o que seria?

Eu poderia passar muito tempo falando deste livro e de várias teorias que tive durante a leitura, mas é muito bom conversar sobre isso com alguém que já tenha lido o livro. É uma dica que dou para vocês. Encontrem alguém que já tenha lido o livro para comentá-lo durante a sua leitura e principalmente depois dela. Pois você irá precisar de um bom debate sobre o livro. Já que sua cabeça realmente explode hahahaha 
Nenhuma teoria minha durante a leitura me levou para aquele final. Para o que estava prestes a acontecer. Não é somente o final do livro, mas sim todo o contexto em que a humanidade está inserida que faz com que você reflita toda a história. Por incrível que pareça o livro irá envolver religião, certo e errado, espaço-tempo, comodismo, política.

Essa edição da Aleph está linda demais! Eu pesquisei um pouco e vi as outras capas e essa é a minha favorita <3 esta edição está muito especial, pois ela contém o conto em que este livro foi inspirado e também um primeiro capítulo revisado pelo autor.
Tive uma boa experiência com o meu primeiro livro de ficção-científica e gostei muito da escrita do autor e das indagações que a leitura me proporcionou. 
Se você também está procurando um livro para abrir o seu horizonte e senso crítico pode começar por este. E tenha a sua cabeça explodida hahaha vai valer a pena.

Olha só que legal!