Causos de Ônibus e Outros Acontecimentos,

Resenhando: Causos de Ônibus e Outros Acontecimentos

14:14 Unknown 14 Comments

E eu consegui terminar a minha segunda leitura da Maratona Literária :D Esse é um livro que eu comprei não faz muito tempo :3 Ele é de uma querida amiga blogueira, Daniela o/ Ela tem um canal no youtube chamado Bibliotecária Leitora. Vocês podem se inscrever aqui. E tem um blog de mesmo nome (acesse aqui).
Vou fazer uma resenha diferente do estilo das outras e vocês vão entender o motivo o/


Sinopse:

Tudo o que acontece em sua vida, Daniela registra. Pode ser um sentimento, uma cena tocante, ou uma cena comum. Histórias inventadas também rechearão estas páginas, pois tudo o que vivemos, não deixa de ser um pouco fantasioso.

Blogueira, a autora também inclui três textos em formato de crônica, falando diretamente com o leitor, sobre algumas situações um tanto constrangedoras de sua infância.











{Resenha}

Causos de Ônibus e Outros Acontecimentos é um livro que, para mim, foi bem diferente dos que eu estou acostumada a ler. Como vocês podem ter lido na sinopse são pequenos textos. Divididos em três partes. Tem até mesmo crônicas. Algo que eu também não estou muito acostumada a ler. O livro é pequenininho e tem três ilustrações bem legais que dividem as partes dos livros. Dani começa o livro com uma introdução - eu li todinha, Dani *-* -, que ela explica cada uma das três partes, comenta sobre alguns textos que estarão no livro. É quando ela conversa com a gente e podemos entender um pouco mais do carinho que cada um deles foi escrito. 

A primeira parte são várias situações que aconteceram com a autora no ônibus. São situações que parece que só acontece em filme - Nefasto, esse foi um relato de uma amiga -, situações extremamente engraçadas que, se fosse eu, teria segurado o riso como em São Judas, o professor de natação, Determinação de Creuza. Casos onde entra alguém pedindo dinheiro no ônibus e você fica sem saber se deve ou não dar o troco da passagem - Julgamento Injusto. Situações onde você acha que nunca irá acontecer na vida e de repente acontece. Você tem que guardar para contar para todo mundo como em Sósia, Um bom marido, O escândalo. No final tem várias conversações curtinhas e divertidas. 
"- E o melhor da história dele você não sabe.
- O que?
- Foi ele quem ensinou Jesus a nadar!
- Sério?
- Sério! Você não leu a Bíblia? Tá lá!
- Mas menina... Conta essa história direito...".
A segunda parte são histórias, como Daniela bem conta, que ela imagina para determinada pessoa ou situação. São pequenos textos que consegue lhe envolver com uma sensibilidade em pequenas páginas. Os primeiros textos sempre falam de uma avó. E em todos os textos eu ficava com vontade de me aproximar de cada uma e dar um abraço apertado nelas como em Pensamentos de esquecimentos, Domingo de ramos, Outras histórias nos fazem pensar e refletir sobre a vida, sobre o príncipe encantado, sobre a não valorização do trabalho. Histórias bonitas e cativantes também estão presentes. Situações que sempre ouvimos falar - nós mulheres -, a respeito do buraco negro que é a nossa bolsa como em Bolsa mágica. Ainda tem mais duas histórias sobre o natal que eu achei tão delicioso ler - Desencantos do natal e O encanto do Natal. Que ocorreram com a autora. O Homem do semáforo também ocorreu com a autora, e me fez rir.
"- Crianças... Vocês vão ter que mudar o pedido.
- Por que?
Porque o Papai Noel não pode dar para vocês 'que nenhuma criança passe fome' e 'paz no mundo'".
 A terceira parte é bem rapidinha. Recheada de poesia e minicontos. São rápidos e gostosos de ler. A autora coloca somente dois que ocorreram com ela "Entrevista" que achei bem engraçada a situação e "Essas Mulheres" também. A maioria dos textos dessa terceira parte me fizeram sorrir. As poesias eram mais profundas.
"As pessoas percebem
O que há com você?
Nada. To bem.
Mas elas sabem que não.
Não sou assim.
Estou ficando assim.
A incerteza dói muito mais que a liberdade".
E a resenha ficou grandinha, porém, eu realmente não vi o tempo passar. Acho que a leitura foi tão gostosa que comentar sobre ela foi extremamente fácil. Gostei de ter que voltar no livro e sair procurando os textos para comentar e terminei rindo novamente das situações. Acho que quem anda muito de ônibus vai realmente se identificar com a primeira parte. Eu me identifiquei e muito! São realmente situações que você guarda e fica "sério que eu escutei isso?" "Sério que isso realmente aconteceu?" são situações muito bacanas e engraçadas. Quando eu presencio algo assim eu saio contando pro pessoal u.u 
Não indico esse livro somente para as pessoas que andam nos ônibus não. Eu indo para todo mundo que quer ter uma leitura divertida, gostosa, animada e reflexiva ao mesmo tempo. Uma leitura que nos leva do riso ao confronto de nossas atitudes. 

O livro está sendo vendido no site Clube de Autores

Olha só que legal!