Book Tour,
Resenhando: Se Eu Ficar
Bom, aqui está um livro que eu fiquei louca para ler assim que vi o trailer do filme e soube que era baseado em um livro. Esse livro faz parte do Book Tour do Arca Literária. Vamos à resenha?
Sinopse:
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difÃcil de todas.
{Resenha}
Foi em um dia de neve que a vida de Mia mudou. Com o cancelamento das aulas, sua famÃlia decide aproveitar o dia de "folga" para visitar os avós. O que acontece a seguir é algo extremamente fora de controle. Um acidente faz com que o carro em que sua famÃlia estava fique completamente destruÃdo. Mas não deve ter sido tão ruim, certo? Mia ainda conseguia se mexer e a sua roupa estava completamente do mesmo jeito de quando a colocara. Ela ainda podia escutar a música tocando: a Sonata para violoncelo nº3 de Beethoven.
A realidade assustadora toma conta quando ela vê o seu corpo desacordado, os médicos dizendo as suas condições e o fato de que ninguém conseguia vê-la. Milhares de perguntas começam a brotar em sua mente: Porque será que ela estava fora de seu corpo? Qual o propósito de tudo aquilo? Era estranho pois ela era uma garota de dezessete anos, apaixonada por violoncelo, tinha uma famÃlia excelente, era extremamente apaixonada pelo Adam, e estava esperando por sua carta de admissão na Julliard.
Enquanto o seu corpo estava no hospital recebendo tratamento ela escuta uma enfermeira dizer que a escolha de ficar era dela. Nada o que os médicos poderiam fazer iria adiantar se ela não quiser ficar. Mia iria ter que travar uma luta de escolhas. Morrer e deixar tudo para trás ou viver e encarar a vida com as consequências daquele trágico acidente? As memórias de sua famÃlia, amigos e da descoberta do amor irão ser essenciais em sua escolha. E ela deve escolher muito bem, pois como é citado no livro:
"Percebi agora que morrer é fácil, viver é que é difÃcil".
{O que achei}
Sendo extremamente sincera, eu esperava mais do livro. Ele era um livro que eu coloquei bastante expectativa, pois, o filme mexeu tanto comigo e eu fiquei pensando que o livro iria ser mil vezes melhor. Dessa vez, eu tenho que dizer que preferi o filme. Vi que muitas pessoas amaram o livro, e, nada contra, é um livro que mexe com as nossas emoções e nos faz refletir. O que eu posso dizer é que faltou emoção na história. - para mim. Deixando isso bem claro.
Eu gostei da forma que a autora abordou sobre a famÃlia. Adorei os pais de Mia e da determinação dos dois para serem os melhores pais possÃveis. O amadurecimento que os dois tiveram em prol da famÃlia, é realmente algo que gostei bastante. O amor de pai e de mãe é imenso - sempre achei -, e no livro ele é retratado de maneira pura e comovente.
O amor de Adam e Mia eu achei um pouco morno, acho que era porque só era mostrado retalhos do relacionamento dos dois...
O que mais foi colocado no livro foi o amor que Mia sentia pelo violoncelo. O violoncelo completou a pessoa que ela era, e, você percebe a profundidade que ela sente sobre este instrumento.
A leitura é rápida. Tem menos de 200 páginas e não tem capÃtulos, mas você poderia tomar como base as horas que se passam - sempre mostra. A diagramação é bem singular, com notas musicais em todas as folhas.
Não sei se deixei bem claro, mas, mesmo não tendo alcançado as minhas expectativas Se Eu Ficar é uma boa leitura.