Cedido para Resenha,

Resenhando: O Álbum

01:00 Unknown 14 Comments




                                       

Sinopse:

O Álbum - Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.

Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.



Olá pessoal, tudo bom?
Eu literalmente acabei de ler O Álbum livro da Editora Novo Conceito e vim escrever a resenha. Eu pedi o livro por conta da história. Havia ficado intrigada com os cartões-postais. Como uma pessoa poderia enviar por 60 anos cartões com poemas cheios de amor? E sem esquecer nenhuma sexta, durante esses 60 anos. Confesso que quando o livro chegou eu achei que não era hora de lê-lo. Primeiro, pois achei as letras pequenas para o que estou acostumada. Então pensei que iria demorar demais para ler o livro. E poderia encontrar algo parecido com os livros de Nicholas Sparks - eu gosto dos livros dele sim, mas não costumo ler tanto hahaha. Não estava no clima. Até que eu finalmente peguei este maravilhoso livro para ler. E foi uma delícia de história, delícia de amor, delícia de escrita. Do início ao fim.

O livro é narrado por Adam um negociante de objetos usados que encontra em uma casa um álbum com cartões-postais de um casal. Ele havia tido um casamento fracassado e não entendia o que poderia ter dado errado. Em que momento havia falhado? Lendo aqueles cartões-postais, Adam, percebeu que aquele casal havia tido algo de especial. Por 60 anos, Gabe havia enviado cartões com poemas para a sua amada Huck. Toda a sexta-feira. E Adam imaginou se descobrindo sobre a história deles ele poderia entender qual seria a fórmula para o amor verdadeiro e duradouro. Como se existisse uma fórmula secreta para a felicidade. Porém, eles só continham poemas, era impossível desvendar o quebra-cabeça. 
É ai que ele começa a investigar e descobre que Gabe já havia partido há muito. E Huck havia ido embora também. Ele então consegue contactar Yevette, filha de uma pessoa que ajudara os Alexanders. Será que agora ele iria finalmente conseguir desvendar o mistério?

A narrativa sobre a vida de Gabe e Huck é em terceira pessoa e se passa no Texas 1926-1986. Huck era a caçula de 13 irmãos - se eu não me engano - e tinha um irmão gêmeo. Aos dez anos de idade ela havia encontrado um homem - Senhor Jack - em um vale secreto. Um senhor misterioso que ela havia pressuposto que deveria ser o seu anjo da guarda. Ele havia dito coisas sobre a vida dela que terminaram tornando-se realidade. Vários acontecimentos inexplicáveis em sua vida ela atribuiu ao Senhor Jack - dando assim um ar de mistério para o livro.

" -Num tem nada de errado em sonhá com a sua a sua alma gêmea - o Senhor Jack pousou os dedos sobre os símbolos na bengala. - Olha lá no fundo e você vai encontrá sua melhor carta. Agarre a esperança e não solte nunca mais. E nunca esqueça do que falei sobre quem dá as cartas e o jogo". 

Huck já era comprometida com um homem quando conheceu Gabe. Estava noiva de um amigo de infância, porém ela não estava convencida de que ele era o cara ideal para ela. Quando fora comprar ostras um dia Gabe havia trocado de lugar com o atendente e a pequena conversa que os dois tiveram ficou marcada em seus pensamentos. Um mês se passou sem que eles tivessem se reencontrado, até que o destino dá uma força e eles final ente se encontram. Huck finalmente percebe que o seu noivo não é a pessoa certa - um homem controlador e violento - e anula o seu noivado. Se rendendo ao amor de Gabe.

Eu ameiii a escrita deste autor. A história foge dos clichês e podemos perceber o amor genuíno dos dois. Gabe é um romântico nato e muito galanteador. Nunca perdia uma oportunidade de deixar Huck feliz. A ideia dos cartões foi dele. Ele procurava uma forma de renovar sempre o amor dos dois, para que a rotina não terminasse por separá-los. Por isso eles sempre estavam fazendo coisas novas. Gabe sempre que podia demonstrava o seu amor. - vale salientar que o romance dos dois não foi nada exagerado. Eu gostava de ler os dois conversando, sempre com bom humor.
Huck é uma mulher bem à frente de sua época. Sempre quis ser independente e não queria ser controlada por ninguém. Que apostou em Gabe e apostou certo. Que era capaz de tudo para estar ao lado dele e nunca perdeu a esperança sempre nos momentos mais difíceis. Ela acreditava no sobrenatural e no seu anjo da guarda.

Bom pessoal, eu tenho que parar por aqui hahahah esse livro é muito gostoso de ler. O amor dos dois é muito bem trabalhado e verdadeiro. Os dois foram feitos realmente um para o outro. Ainda podíamos ler alguns dos postais escritos por Gabe - em um formato de cartão mesmo. O livro não mostra uma fórmula secreta para o relacionamento dar certo. É uma mistura de muitas coisas que Gabe e Huck souberam dosar muito bem. O relacionamento deles nem sempre foi perfeito. Eles tiveram suas desavenças, mas eles sempre sabiam como contornar a situação. Eles eram realmente almas gêmeas. 
E eu realmente irei acreditar em almas gêmeas, já que o livro foi baseado nos cartões-postais que o autor encontrou em álbuns que seus tio-avós compartilharam durante 60 anos. 
É um livro que realmente vou levar no coração.

Olha só que legal!

14 comentários:

  1. Oi Jess, tudo bem?
    Eu estou arrependida de não ter solicitado este livro. Não lembro porque não fiz, mas depois de ler tantas resenhas positivas estou desesperada para ler. Agora vou esperar uma promoção para comprar o livro. Parabéns pela resenha, só me deixou mais curiosa e desesperada para conhecer está história.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  2. Ola Jess lindona eu amei a capa desse livro, e a premissa me chamou atenção, Gosto muito de romances , li algumas resenhas elogiando o livro mas que a leitura não fluiu tão bem, vou deixar para ler em um momento mais calmo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jess!
    Solicitei pra uma amiga e me arrependi quando vi outra resenha bem parecida com a sua, elogiando bastante o livro. Também pensei que fosse algo do tipo Sparks, mas pelo visto me enganei e agora terei que comprar. Tomara que eu tenha a mesma experiência que vc.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Jéss, esse livro parece ter uma historia bem bonita e o autor parece ter aproveitado bem ela *--* Fiquei com bastante vontade de lê-lo e espero poder fazer isso em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu li esse livro recentemente e adorei a história. Achei bem interessante a forma que o autor abordou o amor e sua essência... Realmente não existe uma formula secreta, tudo depende de como o casal leva o relacionamento. Gabe e Huck são uns fofos e me diverti muito com eles (apesar de ter demorado um pouco para aceitar esse amor deles, que já no primeiro dia foi tão forte).
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jéssica, tudo bem??
    Ahhhhhhhh como eu amo livros qu têm cartas, cartões e uma história de amor (re)descoberta após muitos anos. Sério, amos essa mecla entre passado e futuro e fiquei curiosa não apenas para conhecer esse casal, mas também para saber o que Adam descobriu sobre si mesmo ao investigar sobre Gabe e Huck.

    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, Jéssica!
    Eu não conhecia o livro, embora tenha a impressão de que já o vi pela internet. Não gostei muito do enredo, mas saber que ele vai muito além das páginas e nos traz cartas e cartões me deixou curiosa. Boa resenha!

    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu amei tanto esse livro! *-* Acho que você é a primeira pessoa que vejo que amou tanto quanto eu. Faz realmente a gente acreditar que um amor assim é possível, principalmente por um fato ocorrido na vida real ter inspirado o autor. Achei uma delícia acompanhar o amor de Gabe e Huck, e também curti muito a questão do anjo da guarda. Também achei a letra pequena.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica, tudo bem?

    Esse livro aprece adorável.
    Fiquei curiosa, principalmente com a parte dos cartões kkkk
    Vou add a minha lista aqui.

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
    www.brendalandim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess, tudo bem? Gostei da sua resenha e parece ser uma história muito bonita, de um amor puro e verdadeiro. Mas acho que não faz muito meu estilo e as partes dos cartões, apesar de ser bem interessante, acho que não iria gostar.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Olá... tudo bem??
    Achei a história desse livro muito bonita, apesar de não querer ler o livro, considerei aqui o amor retratado da sua melhor forma... meus avós foram assim, mais de 60 anos de cumplicidade... e embora minha vó tenha virado um anjo... é perceptível como meu vô ainda a ama como se eles tivessem se conhecido hoje.... eu acho um encanto um amor assim... no mundo que vivemos hoje ele está bem saturado, algumas pessoas perderam esse valor e não respeitam esse sentimento que é tão puro, tão gostoso de sentir e que pode ser leve e intenso. Que bom que curtiu a leitura... Xero!

    ResponderExcluir
  12. Ah, esse livro é lindo demais! Mas não morri a de amores por ele.
    Achei meio lento, mesclado com algumas partes muito interessantes. Gostei do autor não ter tentado fazer uma formula para a felicidade, e sim demostrado como as coisas podem ser construídas e forma eficaz.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica,a sua linda, tudo bem
    Eu sou uma apaixonada por cartas!!!! Então, fiquei encantada quando disse que ele escrevia os cartões postais. Que livro mais lindo, parece ser super romântico e a forma como você disse que ele tentava de tudo para estar sempre afirmando seu amor por ela me conquistou!!! Eu quero ele para mim, risos!!!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Curti sua resenha. Já tinha ouvido falar na obra, mas não me interessei muito em ler por não ser muito o meu estilo de leitura. Gosto de coisas mais agitadas rsrs

    Beijos
    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir