Cedido para Resenha,

Resenhando: A Menina da Neve

07:06 Unknown 26 Comments



Olá pessoal, tudo bom? 

Hoje a Resenha é deste livro que tem uma capa muito bonita <3 A Menina da Neve foi um livro cedido pela editora Novo Conceito e ele foi finalista do Prêmio Pulitzer. Enviaram também um marcador super legal do livro o/ e a diagramação do livro foi bem caprichada.


Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece. Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca. Enquanto o casal se esforça para entendê-la uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas , eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.



A sinopse literalmente já tem tudo o que eu poderia resumir no início da história. Jack e Mabel é aquele típico casal que não consegue mais manter uma relação romântica. Eles estão juntos pela convivência, só que estão praticamente separados. E todo esse distanciamento começou quando o filho dos dois terminou morrendo no nascimento. Algo gélido se instalou na vida dos dois e no ventre de Mabel. Como uma forma de tentar se aproximar do marido Mabel termina sugerindo que os dois se mudem para o Alasca. Só que os dois já eram um pouco mais velhos para desbravar o Alasca, para tentar domar aquela natureza extremamente fria e selvagem. Para a sorte deles eles terminam fazendo amizade com os Bensons. Uma família local, acolhedora, alegre, que tinha o estilo de vida necessário para a sobrevivência naquele lugar tão hostil. 

Tudo acontece de uma forma mágica. Mabel estava sofrendo de depressão, pelo que eu pude notar, e ela sempre lembrava da perda do filho. Ela estava cabisbaixa e não tinha prazer em fazer nada. As suas conversas com Jack praticamente não existiam. Até que um dia, com a chegada da primeira neve, uma momentânea alegria chega até eles, e nisso, eles brincam na neve e fazem uma pequena menina de neve. Mabel colocou seu cachecol vermelho e e suas luvas vermelhas na menininha.

No outro dia o boneco da menina havia sumido, assim como as luvas e o cachecol. Por ali perto havia uma raposa vermelha e os dois se perguntaram se não havia sido ela quem destruíra o boneco da menina. Até que, como mágica, a menina parecia ter criado vida, pois ela corria por entre as árvores, o cachecol voando, assim como os seus cabelos loiros. Mabel e Jack tentam acolher a criança, só que ela sempre vai embora quando eles tentam algum tipo de aproximação. Até que Mabel se lembra de um antigo conto russo, que ela tinha quando era garota, em que uma menina de neve era feita, para dar alegria a dois velhinhos, e ela termina ganhando vida. Ela, então, termina associando a estranha menina à menina do conto. O que eles não poderiam explicar era porquê ninguém nunca vira a menina, e como ela conseguia sobreviver ao intenso inverno do Alasca sozinha. E é neste local, selvagem, e através de uma branquidão, que pode mexer até mesmo com a cabeça de pessoas sãs, que este livro se passa.

Bom, a leitura da Menina da Neve foi um livro que me deixou entre a realidade e a fantasia. Todas as vezes que a menina aparecia o clima do livro mudava, até mesmo a estrutura das falas, e isso fazia com que tudo parecesse ser algo da cabeça de Mabel e Jack, que a vontade que eles tinham de ter uma criança fez com que eles inventassem tudo. Porém, alguns fatos durante a história terminava deixando-a bastante real. É visível a mudança no relacionamento dos dois com a chegada da menina na vida deles. Algo que parecia estar morto termina por reviver. Mabel, que no início do livro demonstrava ser uma mulher passando por depressão e ansiedade passa a ser mais alegre. Os Bensons tem um papel fundamental na história. Acredito que a presença deles foi imprescindível para que eles tentassem ser um casal melhor, e, por conta da ajuda deles, que Mabel e Jack conseguiram sobreviver ao rigoroso inverno do Alasca. Só que eles não acreditavam na menina e muitas vezes Mabel se perguntava se está realmente bem do juízo.

Terminei o livro com lágrimas nos olhos pela maneira de como terminou. Assim que o fechei os acontecimentos do livro passaram na minha mente e eu não sabia o que deveria ser a verdade. Tudo aquilo que eu havia lido era uma fantasia da mente das pessoas, ou, era real. Essa dúvida ainda está comigo e eu acredito que foi o que eu mais gostei do livro. Acredito que algumas coisas que aparecem em nossas vidas são tão boas que se misturam com o irreal.


Olha só que legal!

26 comentários:

  1. Olá! Eu gostei muito da leitura desse livro, achei mega interessante e foi baseada numa lenda antiga, agora não me recordo o nome! Já vi resenhas positivas e outras nem tanto as opiniões divergem mesmo! No meu caso acredito que tenha lido numa hora boa, pois adorei!

    Conheci teu blog hoje e amei teu cantinho, parabéns! Estou te seguindo! Se quiser conhecer o meu cantinho será super bem vinda!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. O livro parece incrível e... mágico! Ainda não o conhecia e estou simplesmente encantada ♥ Ele parece feito pra mim hahahahha tem todos os elementos que eu gosto e só posso dizer que P R E C I S O.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que livro encantador! Eu tenho uma péssima relação com historias de amor contemporâneas, mas essa dai, na forma como você diz que o livro aborda, levando em conta tantos conflitos e sentimo e envolvendo-se nessa aura de magia e fantasia esse livro me parece simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é linda e triste ao mesmo tempo. Adorei ele e a forma que foi escrito, afinal de contas a menina da neve é uma lenda e autora soube elaborar uma história perfeita em cima dela.

    Assim como tu também terminar o livro chorando..

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já li o livro e apesar de ter achado uma boa história no contexto geral, não gostei da narrativa da autora. Para mim o livro só ficou interessante nas últimas cinquenta páginas, e o final me agradou muito pelo fato de ter deixado em aberto o que de fato aconteceu, deixando por conta de nossa própria imaginação.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Há tempos que quero ler esse livro, sou louca por ele justamente pelo conto russo! A história é linda e quero muito saber como acaba. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Histórias com esse tipo de final, aberto, me dão um nervoooso...! rs

    Mas gosto muito disso! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi, me interessei por esse livro desde o seu lançamento, mas ainda não tive a oportunidade de ler, sua resenha me animou e me fez relembrar dele, espero poder lê-lo em breve.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Gostei bastante da resenha. Eu tenho o livro aqui, mas ainda não me senti animada a lê-lo. Sempre fico me perguntando se a garota é realmente real ou não, se ela é só fruto da imaginação de um casal já desgastado da vida à dois.
    Fiquei bem mais curiosa sobre o livro depois da sua resenha. Espero poder lê-lo logo.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro realmente é de nos deixar com lágrimas nos olhos. Eu li e apreciei a narrativa. Acho que foi só comigo, mas senti algo sombrio e poético na leitura.

    ResponderExcluir
  11. Realmente esss livro tem uma capa perfeita. Eu estou doida para ler esss livro w desvendar o mistério sobre essa menina.
    Não vejo a hora de poder comprar.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Confesso que eu esperava bem mais da leitura desse livro. A história é mesmo muito bonita, mas esperava um final que fosse mais esclarecedor. Mas não é um livro ruim, tbm fiquei tocada com a história.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  13. O que dizer dessa resenha? Li uma em um dia desses, mas não entendi muito bem o rumo da estória e agora lendo a sua, pude saber como a trama é trabalhada!
    Com certeza tem um mistério por trás dessa menina e gostaria MUITO de descobrir isso!Também acho que pode certo coisa da mente deles, uma filha psicológica, mas, por vezes, na sua resenha, acho que tem algo mais que isso!
    Você cativou a curiosidade em mim.

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  14. Oi Jessica!
    Tenho loucura para ler esse livro! São tantos comentários bacanas sobre ele, fora essa questão de que em certas partes fica-se na dúvida se a menininha é mesmo real ou apenas fruto da imaginação do casal... tem tudo pra me emocionar e encantar. O bichinho da curiosidade fica sempre me "agoniando" pra ler logo e descobrir esses mistério que ira em torno da menina.
    Espero ler em breve e gostar da história. <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Me parece um livro mágico! Quero ler quando puder, fiquei bem curiosa em relação a menina e o conto.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiiie
    Sua resenha está ótima e eu estou louca para ler o livro pela essa edição linda e por ter visto vários elogios além do enredo estar super atraente, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. devo confessar que de início eu não me interessava por ler esse livro, mas na medida que fui vendo as resenhas acabei ficando muito curiosa porque falavam desse poder da menina na vida do casal e isso me deixou bem curiosa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  18. Olá, fico feliz que você tenha gostado tanto do livro, eu sempre ouço coisas muito boas dele e a sua resenha me cativou a ler logo. Eu tenho ele aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, espero ler logo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie,

    Eu já li tantas resenhas desse livro, e acabo ficando cada vez mais curiosa com a história, acho essa capa muito bela e os comentários positivos em relação a história, só me faz querer esse livro ainda mais.


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro,mas a sua resenha me deixou muito curiosa, principalmente por o livro deixar em aberto " se é fantasia ou realidade". E quando um livro "brinca" assim com a gente entramos tanto na "onda" que não paramos de imaginar os personagens e seus fins para eles, em alguns casos, até criamos um "fim paralelo". haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Esse livro parece ser incrível, li diversas resenhas sobre ele e todas positivas. Gosto muito de livros que mexem com a gente e nos fazem ficar pensando neles por dias e dias. Quando uma história é boa demais ela sai das páginas e começa a fazer parte da nossa realidade. Sua resenha ficou excelente. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  22. Hello! Tudo bem?


    A Menina da Neve realmente tem uma capa que é linda. Eu queria tantoooooo, que acabei comprando e depois eu ganhei, hehe...
    Nossa, achei a hstoria bem diferente do que estamos acostumado a ler e essa duvida se seria fantasia ou realidade é o modo como as pessoas que leram ficam no final. Vi que ficou bem emocionada com o final e super recomendo o livro.
    A escrita da Eowyn é mto boa e me senti bem envolvida com a historia.

    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Primeiramente eu amei a capa desse livro. Estava querendo desde antes do lançamento e ganhei em um sorteio da Editora. Quando li não acreditei como era bom! Criei expectativa e ele não me decepcionou em nenhum ponto. É um livro incrível. Eu finalizei pensando: será que tudo realmente aconteceu ou foi "apenas um sonho"? Meus olhos encheram de lágrimas também pelos acontecimentos, mas acho que terminou da melhor forma possível.

    Não conhecia seu cantinho, mas adorei. Ele é lindo e já estou seguindo! Está de parabéns. Se quiser conhecer o meu, será bem vinda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Eu ainda não li esse livro mas é unanimidade as reações para a obra!! todo mundo está morrendo de amores para a obra e para a beleza do livro, o que me comove. Gostei da sua resenha e de ver como se sentiu ao ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oiie,

    Esse livro foi tão comentado pela blogosfera que eu estou mega doida para ler. Já vi várias resenhas e só vejo as pessoas tecendo elogios. A capa é sem dúvida super liinda, encantada e tem a ver com tudo o que fala o livro. Preciso logo ler esse livro, para poder me emocionar juntos.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é mega triste, mas muito bem construido, um enredo muito bom....

    ResponderExcluir