Dia do leitor,

O livro - 07.01.2015 - Dia do Leitor

09:28 Unknown 7 Comments

Mariana ainda se lembrava daquele dia. O dia em que o vira pela primeira vez. Já se passaram anos desde aquele dia, porém, ela ainda se lembrava da curiosidade que encheu a sua cabecinha de apenas cinco anos de idade. Ele era pesado e tinha um cheiro gostoso. Várias páginas preenchiam o objeto. Podia distinguir as letras do alfabeto que as professoras ensinavam na escolinha. Colocou o objeto na boca - se o cheiro era tão bom, então seria o mesmo com o gosto? Não gostou.
eca. Pensou.
Neste momento sua mãe chegara e tirara o objeto de suas mãos.
Não é de comer. Dissera ela.
Mariana começou a brincar com seus brinquedos, mas ela olhava com o canto do olho para sua mãe. Já fazia muito tempo que ela estava parada olhando o objeto. Mas de tempos em tempos ela ria e fazia expressões curiosas. Até que sua mãe deixa o estranho objeto de lado e começa a chorar.
Mamãe? - ela pergunta apreensiva - Tá triste?
Não, meu anjo - sua mãe enxuga as lágrimas. Ela olha para o objeto e alisa a capa. Dá um sorriso e olha ternamente para a filha. - Quer dar um passeio?
Mariana abre um grande sorriso mostrando a janela que a falta de um dente deixava ali. Ela gostava de passeio, e aquele passeio inesperado a deixara animada. Depois de passar algum tempo no carro sua mãe finalmente para e ela sai. O local estava repleto do objeto que fizera a sua mãe chorar pouco tempo atrás. Mariana não entendia. Segurando a mão de sua mãe as duas andavam entre montes e montes de - como ficou sabendo ali - livros. Estantes cheias que iam praticamente do chão até o teto. Sua mãe pegou um com a capa colorida e com dizeres dourados. Sentou em uma poltrona e colocou sua filha em seu colo.
Mariana abriu um sorriso. Diferentemente do outro aquele estava repleto de gravuras e letras bonitas. De repente escutou a voz de sua mãe:
Era uma vez um vilarejo distante onde morava uma menininha. Seu nome era Pennélope, seu sonho? Voar...

Anos se passaram depois daquela introdução aos livros. Mariana ainda ria com toda a desconfiança que tivera naquela época. Ela passou a mão pela sua estante de livros e recordou todas as histórias vividas, todas as emoções que tivera, todo o choro, riso e saudade. Relembrou todos eles enquanto procurava por apenas um. De repente lá estava ele. Um livro de magia, amor e felicidade. Ele era colorido e tinha dizeres dourados. Sentou no chão ao lado de sua filha. Ela tinha olhos curiosos e sonhadores. Abriu o livro e sua filha tocou nas gravuras. Depois de um tempo se escutou dizendo as mesmas palavras de sua mãe:
Era uma vez um vilarejo distante onde morava uma menininha. Seu nome era Pennélope, seu sonho? Voar...

Bom pessoal :D Esse foi o modo que eu encontrei para parabenizar todas as pessoas pelo dia do leitor! Quem aqui se lembra de suas primeiras leituras? Do modo como começamos a entrar nesse mundo magnífico que é a leitura? Quantas vidas já vivemos? Quantas situações de risco já vivenciamos? Quantos anos já ultrapassamos? Barreiras da vida e da morte? Sonhos, fantasias, risos, choros. Amores perfeitos, imperfeitos. Saudade.
São tantas sensações vividas nos livros que é impossível falar de todas elas. Portanto, para você que acredita na magia da leitura, parabéns, pois hoje é o seu dia.

Feliz dia do leitor!

Olha só que legal!

7 comentários:

  1. Olá.
    Esse dia é muito especial pois nos faz lembrar de tudo que nós vemos com o nosso amigo livro. Já passamos por vários mundos. Conhecemos pessoas dev todos os lugares e galáxias.
    Feliz dia do leitor!
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá... que conto lindo... até me emocionei sabia... adoro desde que me entendo por gente... sempre tive essa sede por saber das coisas por querer aprender através das minhas leituras... feliz dia do leitor, porque todos os dias são nossos... e amamos ler... dia 07 é o dia de comemorar... obrigada pelo belíssimo presente... adorei o que li... Xero!!

    ResponderExcluir
  3. Nosso dia é lindo demais, né? Mas acho que, na prática, todo o dia é dia do leitor. Dia de se surpreender com uma leitura, de amar um autor, de odiar um personagem... essa vida de leitor é bom demais

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica.
    Espero que tenha tido um bom dia de leitora, eu como boa leitora passei lendo rsrs, afinal o leitor lê todo dia não é?!
    Ah minhas primeiras leituras foram com gibis do tio Patinhas e turma da Mônica, amava.
    Texto excelente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Que texto legal, gostei bastante da sua escrita, é bem leve e agradável.
    Bom, só posso desejar um feliz dia do leitor, que venham boas leituras pelo ano e muitos livros. Sucesso com o blog e prosperidade.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Me identifiquei muito com tua escrita, achei o texto muito bom, sobretudo da construção dos diálogos. Gosto quando sai tudo do convencional, não usam os travessões e colocam ou aspas ou diferenciam o texto. Adorei também a mensagem que quis passar com o texto, uma bela homenagem para os leitores haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi

    Parabéns pelo texto em homenagem ao dia do leitor! Gostei bastante da sua escrita e o texto é leve e agradável. Feliz Dia do Leitor (atrasado, mas enfim)... Quero te desejar muitas leituras ótimas esse ano :)

    Beijos, De
    www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir