Book Tour,

Resenhando: Se Eu Ficar

10:02 Unknown 15 Comments

Bom, aqui está um livro que eu fiquei louca para ler assim que vi o trailer do filme e soube que era baseado em um livro. Esse livro faz parte do Book Tour do Arca Literária. Vamos à resenha?

Sinopse:

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.








{Resenha}

Foi em um dia de neve que a vida de Mia mudou. Com o cancelamento das aulas, sua família decide aproveitar o dia de "folga" para visitar os avós. O que acontece a seguir é algo extremamente fora de controle. Um acidente faz com que o carro em que sua família estava fique completamente destruído. Mas não deve ter sido tão ruim, certo? Mia ainda conseguia se mexer e a sua roupa estava completamente do mesmo jeito de quando a colocara. Ela ainda podia escutar a música tocando: a Sonata para violoncelo nº3 de Beethoven.

A realidade assustadora toma conta quando ela vê o seu corpo desacordado, os médicos dizendo as suas condições e o fato de que ninguém conseguia vê-la. Milhares de perguntas começam a brotar em sua mente: Porque será que ela estava fora de seu corpo? Qual o propósito de tudo aquilo? Era estranho pois ela era uma garota de dezessete anos, apaixonada por violoncelo, tinha uma família excelente, era extremamente apaixonada pelo Adam, e estava esperando por sua carta de admissão na Julliard.

Enquanto o seu corpo estava no hospital recebendo tratamento ela escuta uma enfermeira dizer que a escolha de ficar era dela. Nada o que os médicos poderiam fazer iria adiantar se ela não quiser ficar. Mia iria ter que travar uma luta de escolhas. Morrer e deixar tudo para trás ou viver e encarar a vida com as consequências daquele trágico acidente? As memórias de sua família, amigos e da descoberta do amor irão ser essenciais em sua escolha. E ela deve escolher muito bem, pois como é citado no livro:
"Percebi agora que morrer é fácil, viver é que é difícil".

{O que achei} 

Sendo extremamente sincera, eu esperava mais do livro. Ele era um livro que eu coloquei bastante expectativa, pois, o filme mexeu tanto comigo e eu fiquei pensando que o livro iria ser mil vezes melhor. Dessa vez, eu tenho que dizer que preferi o filme. Vi que muitas pessoas amaram o livro, e, nada contra, é um livro que mexe com as nossas emoções e nos faz refletir. O que eu posso dizer é que faltou emoção na história. - para mim. Deixando isso bem claro.
Eu gostei da forma que a autora abordou sobre a família. Adorei os pais de Mia e da determinação dos dois para serem os melhores pais possíveis. O amadurecimento que os dois tiveram em prol da família, é realmente algo que gostei bastante. O amor de pai e de mãe é imenso - sempre achei -, e no livro ele é retratado de maneira pura e comovente.
O amor de Adam e Mia eu achei um pouco morno, acho que era porque só era mostrado retalhos do relacionamento dos dois... 
O que mais foi colocado no livro foi o amor que Mia sentia pelo violoncelo. O violoncelo completou a pessoa que ela era, e, você percebe a profundidade que ela sente sobre este instrumento.
A leitura é rápida. Tem menos de 200 páginas e não tem capítulos, mas você poderia tomar como base as horas que se passam - sempre mostra. A diagramação é bem singular, com notas musicais em todas as folhas.
Não sei se deixei bem claro, mas, mesmo não tendo alcançado as minhas expectativas Se Eu Ficar é uma boa leitura. 



Olha só que legal!

15 comentários:

  1. Olá, Jéssica!
    Eu senti a mesma coisa que você, por isso que abandonei a leitura desse livro. Eu gostei muito do filme, chorei até, mas no livro não me passou o mesmo. Eu entendo porque as pessoas gostaram desse livro, mas não é o meu tipo de leitura.
    Parabéns pela resenha! :)

    Luz e literatura!
    Beijos

    https://cantaremverso.wordpress.com/2015/02/02/resenha-clube-da-luta/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Eu também estava esperando mais do livro e confesso que me decepcionei um pouco (e ainda nem criei coragem para assistir a adaptação). Mas eu arrisquei e comecei a ler 'Para onde ela foi' e a leitura está bem mais fluida, estou gostando até agora.
    O valor da família é lindo, mas achei meio repetitivo o amor da Mia pelo violoncelo. O romance foi bem água com açúcar, hehe.

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica, Se eu ficar é um livro que eu perdi a vontade de ler, de tanto escutar as pessoas comentando que se decepcionaram. Acho que esse é um dos títulos que eu vou me contentar em assistir o filme e quem sabe, num futuro distante, tirar minhas próprias conclusões sobre o livro.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  4. Oi Jess

    Já li Se eu ficar e Para onde ela foi é digo que o segundo livro foi bem melhor. O primeiro não me conectei com Mia, mas adorei Adam e a família dela. Não chorei no livro, mas o filme mudou tudo. Pra mim foi aquele caso de o filme ser melhor do que o livro, nas telonas eu amei. Já o segundo livro amei, amei.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess, tudo bem? Concordo com você, devido a todo o marketing que a Novo Conceito fez em cima do livro eu esperava bem mais, e acabei me decepcionando. É uma boa leitura, mas não consegui me envolver pelos personagens. Não consegui me emocionar com a situação da Mia, em muitos momentos achei ela bem fria e um pouco egoísta... mas gostei das situações passadas no hospital..

    Quero muito ver o filme ainda, pois pessoas que tiveram a mesma opinião que eu gostaram muito!!

    Adorei a resenha!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá... tudo bem?

    A cada resenha que leio desse livro travo uma guerra interna se leio ou não... porque as opiniões são tão diferentes... mas ao ler a sua resenha eu tomei a decisão de que vou ler... já tenho ele aqui em casa... porque por mais que as pessoas achem a Mia superficial e o relacionamento dela eu acho que posso ter uma mesma visão que a sua... pois eu gostei tanto do filme e uma amiga minha me disse que tem muito do livro até aquele final frustrante... e eu tenho curiosidade para lê-lo... gostei dos pontos que você levantou... foi um detalhe que não havia percebido nas resenhas anteriores o amor pelo seu instrumento... isso fica bem nítido no filme, então nessa parte o filme considerou bem a narrativa... Xero!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Não tenho interesse pela leitura desse livro, embora muita gente já tenha comentado blogosfera afora sobre ele. Alguns amam, outros odeiam, alguns amam o filme e abominam o livro. Enfim, vou assistir o filme algum dia, mas o livro não me interessa mesmo e os seus comentários também não me fizeram mudar de ideia. Então, dispenso.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica, tudo bem?
    Eu vi o filme e adorei!!!! Me emocionei com a história e me conectei com o sentimento de todos os personagens. Quero muito ler esse livro, que pelo visto é super polêmico. Uns amaram e outros preferiram o filme. Vamos ver o que irei achar, risos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jéssica. Eu só vi o filme e não li o livro. Até tentei ler, mas também achei fraco.
    O filme com certeza superou o livro, agora quero ler a continuação, mesmo sem ter lido o primeiro. rs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, meu Mundo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Eu não li ainda sabe? Eu quero assistir só o filme mesmo. Muitas resenhas negativas, falando que a obra não é envolvente. Sei que opinião cada um tem a sua, mas estou afim de evitar esse livro para não me decepcionar.
    Acho que pela sua resenha, você nem vai querer ler o segundo livro né?
    Uma pena que seja assim, parecia ser muito bom.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda não li e nem assisti o filme, fico com receio de ler e não achar tão bom quanto as pessoas comentam ou como aconteceu com você ele não bater as expectativas que eu já construí para a historia Ç.Ç Mas mesmo assim quero lê-lo, só não vai ser muito em breve...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Eu também esperava muito mais desse livro, achei o enredo morno, e não fui cativada pela protagonista, não senti empatia por ela, mesmo com situação que ela vivia.
    Adorei Adam e Kim, eles salvaram minha leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Acho que todos que assistir ao filme antes de ler esse livro terão a mesma sensação que você. O livro é lindo, a relação com os pais dela é ótimo e tudo o mais, só que o filme foi muito mais envolvente e emocionante. Quero ler a continuação, porque eu gostei do Adam <3, mas o livro realmente não é isso tudo... apenas uma leitura agradável e passageira.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Eu não li e nem vi o filme. Porém, não me chama muito a atenção, além que eu já vi muitas criticas negativas sobre o livro.

    Abraços, Mr Souza
    http://smallscribble.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Bom um amigo meu assistiu Se eu ficar e disse que era muito bom que vale muito a pena assistir ao filme e ele disse que o livro deveria ser muito melhor, vejo vários resenhas e muitas dizem que faltou emoção na história, eu nem sei mais quando vou poder ler esse livro, mas assim que eu tiver uma oportunidade eu leio.

    Mayla

    ResponderExcluir