Filme,

Hora do Oriente: Resenhando - Hope - Filme Coreano - Netflix

14:42 Unknown 0 Comments









Olá pessoal, tudo bom?

Resultado de imagem para hope filme coreanoHoje a resenha é sobre um filme muito forte e que não é para qualquer pessoa. Quando vi a sinopse do filme fiquei em dúvidas se realmente iria ter coragem de assistir ou não. O filme está disponível no youtube e também na Netflix - que foi o local que eu assisti. A imagem do poster do filme de uma família sorrindo tendo o título de Hope - esperança - não faz você imaginar que a história trata sobre uma menina de 8 anos que é estuprada e tem de lidar com todo o sofrimento e traumas, assim como a sua família também tem que aprender a lidar com isso.

Im So-Won é uma menina de 8 anos que é feliz e não leva desaforo para casa. Os seus pais não são tão próximos assim, mesmo sua mãe estando grávida - ela não contou para o marido sobre a gravidez. Foi em um dia de chuva que Im So-Won se atrasou para o colégio e teve que ir sozinha para a escola que tudo aconteceu. Como uma menina obediente que era Im So-Won não cortou caminho e andou pela principal, como a sua mãe havia lhe dito. E alguns metros do colégio apareceu um homem pedindo para que ela emprestasse o guarda-chuva. 

Resultado de imagem para hope filme coreano

Para vocês terem uma ideia de que casos assim podem acontecer em qualquer lugar (extremamente perto do colégio), a qualquer hora (de manhã) e com qualquer pessoa (uma criança). Devido à vários comentários que nós mulheres somos obrigadas a escutar e ler sobre que só acontece com quem procura, que a mulher provocou o incidente. O filme não mostra nada do ocorrido - ainda bem, pois eu não teria estômago para ver algo assim -, mas mostra a situação em que a menina ficou. Quase à beira da morte ela liga para a polícia - por achar que os pais estariam ocupados demais - e ela é resgatada. A situação que o homem a deixou depois do fato foi tão devastadora que ela permaneceu com uma sequela física para o resto da vida, já que a sequela psicológica já é fato de ocorrer.

Resultado de imagem para hope filme coreano

Os pais de início não aceitam terapia, por não saberem se realmente iriam ajudar a menina. Até que finalmente optam por ajuda - ainda bem! Algo que me deixou com o coração na mão foi a recuperação de In So-Won que foi algo muito triste de se ver e também a rejeição e medo que ela sentia quando o pai chegava perto. O filme é muito sensível nesse aspecto, quando mostra as maneiras que o pai encontrou para tentar ajudar a sua filha a lidar com tudo isso, mesmo sem poder aparecer na frente dela. Algumas situações chegaram a arrancar sorrisos e lágrimas.


Resultado de imagem para hope filme coreano

Outra coisa também mostrada no filme é que a justiça muitas vezes é falha em qualquer lugar do mundo. Coisas absurdas aconteceram e me deixou com raiva e imaginei a impotência sentida pela família por estar com as mãos atadas. É uma situação muito triste e revoltante. Também causa revolta a imprensa que parece um bando de abutre em cima da família e não respeitam a dor da menina.

A única coisa que tenho pra reclamar - pela segunda vez com a Netflix - é que eles insistem em mudar o nome dos personagens nas legendas. In So-Won é o nome da menina, porém, a legenda sempre vinha como sendo Hope. Acho isso uma coisa tão chata :/ Coloquem os -kun, -chan, -san... Coloquem os nomes corretos sem traduções :/ Não sei se isso é algo somente meu, mas eu gosto quando o nome vem certo.
A atriz Lee Re está de parabéns, eu já havia visto um dorama com ela em Super Daddy Yeol, mas não imaginava que ela teria feito um filme tão profundo assim. O estupro não é algo bonito, não faz bem para ninguém, causa traumas e não deve ser levado na brincadeira, mas também não podemos fechar os olhos e fingir que não existe.

O filme trará lágrimas, sensação de impotência, incredulidade, mas também trará uma mensagem muito bonita de superação, amizade, família, união.

Olha só que legal!

0 comentários: